Notícias

voltar Compartilhar 11 de Julho 2015

FORD COLETA DADOS DE CICLISTAS PARA MELHORAR INTERAÇÃO ENTRE CARROS E BICICLETAS

 A Ford está coletando dados de bicicletas com o objetivo de melhorar a interação entre o veículo duas rodas e os carros. Chamado de Info Cycle, o projeto foi desenvolvido pela montadora em Palo Alto, na Califórnia (Estados Unidos). Por meio de sensores instalados nas bicicletas, os engenheiros conseguem registrar informações como velocidade do pedal, nível de luz do ambiente, pressão, altura, posição do guidão, entre outras.


"No Info Cycle, procuramos entender melhor como as bicletas operam nas cidades e em contextos urbanos. Com esse experimento, temos a oportunidade única de entender como as pessoas andam de bicicleta. Com esse conhecimento, podemos preencher a lacuna entre carros e bicicletas e resolver o problema de como eles compartilham rotas", afirma Sudipto Aich, engenheiro de pesquisas da marca. Confira o vídeo do projeto no final.

Experimento em carros

Há cerca de dois anos, a Ford começou um projeto semelhante, porém voltado apenas para carros. Chamado de 
OpenXC, era uma combinação de hardware e software de códigos abertos que davam acesso a informações do veículo a partir de aplicativos customizados e módulos conectáveis. Assim, a tecnologia permite que uma pessoa leiga interprete dados obtidos por sensores de seu carro por meio de seu smartphones, por exemplo. Entre as informações que podem ser lidas armazenadas e mapeadas estão ângulo do volante, posição segundo o GPS, velocidade, entre outros, em tempo real.

 

 

 

 

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2015/07/ford-coleta-dados-de-ciclistas-para-melhorar-interacao-entre-carros-e-bicicletas.html